Análise da relação entre eficiência da produção, complexidade do produto e mercado dedestino: estudo de caso de uma empresa multinacional exportadora de bens de capital
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.732Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o efeito do mercado de destino e a complexidade do produto sobre a eficiên- cia da produção por meio de um estudo em uma empresa de bens de capital, localizada no estado de São Paulo. Durante doze meses, no ano de 2005, nove projetos desenvolvidos e manufaturados pela empresa foram mo- nitorados e coletados os dados, de acordo com um projeto de experimento fatorial de duas variáveis indepen- dentes: mercado-alvo e complexidade do produto, e duas variáveis dependentes, que mediram a eficiência pro- dutiva da empresa: horas de produção acima das metas dos projetos e as horas-homens gastas em retrabalhos durante a fabricação dos equipamentos. Os resultados mostraram que os produtos direcionados ao mercado externo, norte-americano e europeu, receberam tratamentos diferenciados, extrapolando-se as metas de custo do projeto. Outro fator estatisticamente significativo foi que os produtos de alta complexidade e destinados ao mercado externo, norte-americano e europeu, apresentaram erros de previsão de custos (subestimados). Por outro lado, produtos de baixa complexidade, destinados ao mercado interno, apresentaram erros de previsão de custos (super estimados). Conclui-se, para a empresa estudada, que um produto com maior complexidade e que tem como destino um mercado exigente (norte-americano e europeu) impacta a uma baixa eficiência de produção. Palavras-chave: Qualidade; Produto; Eficiência; Produção, Bens de capital.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.