Propostas de melhoria do projeto pedagógico através do acompanhamento dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.130Resumo
O aumento do número de cursos em Engenharia de Produção, nos últimos 6 anos, foi uma resposta às necessidades do mercado por profissionais com formação generalista e sistêmica, capazes de perceber as interações entre as variáveis dos processos produtivos e otimizá-las para aumentar a competitividade das empresas. Tornou- se imperativa a formação de profissionais de alto nível técnico e metodológico que atendam a estas demandas. Para tal, é necessário propor projetos pedagógicos modernos, que considerem a formação de engenheiros para a competência, considerando não apenas as diretrizes curriculares, mas sobretudo, a realidade e demanda do mercado de trabalho. O projeto pedagógico não deve ser um documento pronto, acabado e intocável; pelo contrário, deve ser um instrumento dinâmico, constantemente revisto pelo corpo docente, de forma a incorporar as mudanças demandadas pelos alunos e pela sociedade. Uma das formas de avaliar a eficiência do curso e identificar as novas necessidades do mercado, é através do acompanhamento dos egressos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo, avaliar a situação profissional atual dos egressos do Curso de Engenharia de Produção, da Uniminas, bem como verificar a contribuição do curso para a formação destes profissionais e identificar os pontos fortes e potenciais de melhoria do projeto-político pedagógico do curso. Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Ensino de engenharia, Acompanhamento de egressos.Downloads
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