Monitoramento do ambiente organizacional em pequenas empresas: estudo de casos nos setores metal-mecânico e base tecnológica da região central do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1429Resumo
Este artigo tem o objetivo de relatar os resultados de uma pesquisa que teve o propósito de analisar o processo de monitoramento ambiental em pequenas empresas. No atual cenário competitivo, cada vez mais volátil e incerto, é fundamental que se conheça e monitore o ambiente competitivo em que uma organização está inserida como forma de reduzir o grau de incerteza e garantir a sua sobrevivência no longo prazo. As pequenas empresas reconhecidas pela falta de recursos financeiros e de pessoas qualificadas não fazem o monitoramento ambiental? Essas empresas não utilizam as “melhores práticas” empregadas pelas grandes empresas e amplamente divulgadas pelos trabalhos acadêmicos? O método de pesquisa utilizado nesta pesquisa foi o qualitativo com procedimento de estudo de casos com coleta de dados por meio de entrevistas de quatro dirigentes de empresas de pequeno porte. Foi utilizado entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, descobriu-se que as principais variáveis do ambiente geral são a econômica, político-legal e a tecnológica, e, do ambiente específico, destacam-se os concorrentes, os clientes e produtos substitutos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.