Inovações estratégicas e gestão de pessoas na produção de serviços: elementos fundamentais para a concepção e êxito da Federal Express
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.162Resumo
O crescimento do porte das organizações e o incremento da sua complexidade administrativa e estrutural, associados à aceleração do ritmo das mudanças ambientais, têm exigido das empresas uma maior capacidade de formular e empreender estratégias e programas que sejam capazes de suportar o processo competitivo e de maximizar os níveis de satisfação dos clientes. O despontar do setor de serviços, aliado às novas necessidades dos consumidores, faz com que surjam, a cada dia, oportunidades de novos negócios. Desta forma, foi criada, em meados da década de 1970 a Federal Express Corporation (FedEx), com o objetivo de atender a uma demanda crescente: a distribuição de encomendas em mercados globais com rapidez e eficiência.O modelo de produção e gerenciamento dos serviços da FedEx está baseado na tríade: pessoas, serviços, lucros. Estratégias operacionais bem definidas, funcionários altamente qualificados, com poder de decisão e, principalmente, satisfeitos em seus postos de trabalho produzem um serviço de alta performance, criando vínculos com seus clientes a longo prazo e fornecendo sustentabilidade econômica, financeira e social ao modelo utilizado . Palavras-chave: Produção de Serviços; Pessoas, Qualidade; Alta Performance.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.