Industrie 4.0: Formação de Redes de Projeto em Manufatura Distribuída
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i3.1695Resumo
A integração de tecnologias modernas de Internet e tecnologias de manufatura, o que vem se denominando de Industrie 4.0, permite a produção distribuída usando manufatura aditiva em escala global com integração de máquinas e de processos. No entanto, manufatura distribuída impõe muitos desafios quanto a padronização, ao controle de qualidade e a gestão da informação em diferentes locais de fabricação. Este artigo tem como objetivo investigar a formação de redes em projetos de manufatura distribuída, identificando seus atores e tipos de conexões ao longo do projeto. A abordagem metodológica foi de pesquisa-ação longitudinal para um projeto de manufatura distribuída com foco em manufatura flexível, sendo a fábrica central localizada na Alemanha e o sítio de produção localizado no Brasil. O design e engenharia que gerou o modelo de produto foi desenvolvido na Alemanha, enquanto que o sítio de manufatura aditiva, a infraestrutura produtiva e as máquinas são localizados no Brasil, formando uma rede de desenvolvimento e manufatura distribuída. Os resultados permitiram identificar como é organizada a comunicação e o compartilhamento do conhecimento entre os envolvidos no projeto de manufatura distribuída, e, além disso, compreender que tipo de conhecimento é compartilhado entre os envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.