Fatores críticos para a implementação do Escritório de Projetos: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.89Resumo
A agressiva competição do mercado globalizado pressiona as organizações a buscarem formas de superar as dificuldades e garantir sua sobrevivência. Neste cenário, são exigidas das empresas inúmeras competências para tornar-se ou permanecer como um player potencial que constantemente são colocadas à prova nestes cenários cada vez mais seletivos, Particularmente, no segmento de prestação de serviço, no qual nem sempre é possível mensurar objetivamente os resultados, as atenções são redobradas nas melhorias de processos, que resultarão em qualidade de seus entregáveis (deliverables), Neste sentido, têm sido bastante explorados temas referentes à gestão de projetos, que está fortemente ligada ao controle de processos, Atualmente, muitas organizações e profissionais vêm procurando familiarizar-se com estas práticas, visando através dela, obter vantagens competitivas. Assim, este artigo objetiva apresentar, de forma geral os conceitos de gerenciamento de projetos, especificamente Escritórios de Projetos - PMO (Project Management Office) e, finalmente, apresentar um estudo de caso de uma empresa que enxergou o PMO como uma ferramenta que pudesse aprimorar sua gestão de projetos. Palavras-chave: Gestão de Projetos; Escritórios de Projetos; Estruturas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.