Análise do perfil de competências obtido em cursos de graduação em ciências da vida e o perfil de competências esperado do profissional de projetos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i1.2361Resumo
Projetos são utilizados cada vez mais para atingir objetivos de negócios, por isso a demanda por profissionais de projeto vem crescendo, assim como o interesse pelas competências a serem desenvolvidas. Este trabalho teve como objetivo traçar o perfil de competências para o trabalho com projetos, esperado dos alunos da área de ciências da vida ao final da graduação, e o perfil esperado do profissional de projetos pela perspectiva de profissionais de projetos da área de ciências da vida. O método utilizado foi o de estudo de caso com entrevistas, análise qualitativa do material coletado e das diretrizes propostas pelo MEC para os cursos de graduação de ciências da vida. Concluiu-se que algumas das competências essenciais para trabalhar com projetos deveriam ser desenvolvidas durante os cursos de graduação. As entrevistas chamam atenção para a importância de preparar o aluno de graduação para o trabalho com projetos, necessidade cada vez mais evidente. Ao comparar as diretrizes curriculares e o conteúdo das entrevistas, percebe-se a distância entre o que é proposto pelas diretrizes e o que é realmente ministrado na graduação da área de ciências da vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.