Percepções dos gerentes de projeto em relação às falhas e barreiras de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i1.1992Resumo
O gerenciamento da comunicação dentro de um projeto pode ser considerado tão importante quanto qualquer outro dentro de uma organização, pois a comunicação transmite e conecta ideias, conceitos, experiências e informações em um projeto. Este artigo descreve uma investigação sobre os problemas de comunicação encontrados pelos gerentes de projeto em empresas de diferentes portes e setores na área de gerenciamento de projetos e compara estes problemas com o que consta na literatura. Com base no estudo realizado, foi possível identificar quais são as principais barreiras e falhas de comunicação nestas organizações e verificá-las com o que existe na literatura. Os resultados permitiram concluir que as principais barreiras e falhas encontradas são a falta de feedback aos integrantes da equipe de projetos, a falta de confiança entre os membros da equipe, a transmissão de informações equivocadas e distorcidas, a falta de envio da informação ou envio em momento inoportuno e as competências e conhecimentos limitados dos gerentes de projetos, representando uma liderança fraca e consequentemente repercutindo na comunicação.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.