Gestão de projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.213Resumo
Quanto maior a consciência de que a capacitação tecnológica é fator fundamental para o desenvolvimento econômico, social e político das empresas e do país onde estão alocadas, mais evidente fica a necessidade de apoio do Estado, no financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento. O grande desafio encontrado pelas empresas é o de desenvolver, implantar e aperfeiçoar uma metodologia de gestão de projetos financiados pelos órgãos de fomento, adaptada ao ambiente organizacional e cultura existente na organização. É neste contexto que este trabalho foi elaborado, apresentando o estudo de caso realizado na Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Instituto Nacional de Metrologia de Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), elaborado a partir de entrevistas com os coordenadores de projetos, funcionários da instituição e levantamento dos fluxos operacionais relativos aos projetos, além de coordenadores de projetos de uma outra instituição de pesquisa semelhante ao Inmetro. Os resultados da avaliação de todos estes dados permitiram a elaboração de uma proposta de metodologia, para a gestão de projetos financiados por órgãos de fomento. O objetivo final deste trabalho foi o de esquematizar essa proposta de metodologia, em um modelo de gestão de projetos, com os processos necessários para que sua execução seja realizada de forma a atingir os resultados técnicos, físicos e financeiros esperados. Palavras-chave: Metodologia de gestão de projetos; Órgãos de fomento; Escritório de projetos. Instituição de pesquisa e desenvolvimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.