Escritório de projetos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.137Resumo
A gestão de projetos financiados por órgãos de fomento é um dos maiores desafios encontrados pelas instituições de pesquisa. O presente artigo apresenta uma proposta para este tipo de gestão, realizada através do Grupo Operacional de Projetos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Este Grupo será um misto de escritório de projetos do tipo Escritório de Suporte de Projetos e do tipo Centro de Excelência em Gestão de Projetos. A proposta foi elaborada após avaliação dos dados obtidos no levantamento do fluxo operacional das atividades relativas aos projetos, entrevistas com coordenadores de projetos e funcionários das diversas Unidades Operacionais envolvidas no Inmetro. Pretende-se garantir que a gestão de projetos seja realizada de maneira eficaz, garantindo resultados mais efetivos dos projetos desenvolvidos, com reflexos na indústria e na qualidade de vida do cidadão. Contudo, a implantação de um escritório de projetos, do tipo do Grupo Operacional de Projetos significará a realização de mudanças na instituição, sempre difíceis de serem aceitas. A compreensão de que todos os envolvidos nos processos são parceiros, é fundamental para seu sucesso e o GPROD deverá oferecer serviços e soluções aos problemas encontrados, de acordo com a estrutura encontrada no Inmetro. Palavras-Chave: Projetos de pesquisa; Escritório de projetos; Gestão operacional de projetos; Órgãos de fomento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.