Vantagem competitiva através do Planejamento Estratégico: avaliação de firmas brasileiras de autopeças

Autores

  • Anselmo Buttner Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Rogerio Scabim Morano Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.972

Resumo

Este artigo procura evidenciar através de uma pesquisa quantitativa, dentro do setor de autope-ças no Brasil, o relacionamento da vantagem competitiva de firmas com envolvimento de seus membros internos na elaboração do planejamento estratégico. Foi aplicado um questionário de perguntas fechadas a respeito da percepção dos entrevistados quanto ao nível de envolvimento dos diversos níveis organizacionais nos processos ligados ao planejamento estratégico e desempenho. As dimensões foram medidas por meio da Escala Likert. Um total de 51 questionários foi preenchi-do, sendo a pesquisa ocorreu durante o ano de 2010. Foi verificada que a participação dos gestores no construto vantagem competitiva não teve significância, independentemente do tamanho da fir-ma ou da nacionalidade. Todavia houve significância na correlação entre a vantagem competitiva e participação dos funcionários no planejamento estratégico nas firmas de autopeças quando essas fornecem para o mercado de reposição.

Biografia do Autor

Anselmo Buttner, Faculdades Metropolitanas Unidas

Professor de Pós Graduação do Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG) lecionado as seguintes disciplinas: Gestão Estratégica de Custos; Gestão de Custos e Resultado Econômico; Gestão e Programas de Melhoria contínua da Qualidade. Coordenado do MBA em Gestão Estratégica de Logística e Supply Chain

Rogerio Scabim Morano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui ampla experiência em Implantação de Sistemas ERP, Gestão de Equipes, Gestão de Produção, Manutenção Industrial e Logística. Orientação acadêmica voltada à Gestão de Produção e de Projetos, Estratégia, Simulação Social, Métodos Quantitativos e Administração em geral.

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

Buttner, A., & Morano, R. S. (2013). Vantagem competitiva através do Planejamento Estratégico: avaliação de firmas brasileiras de autopeças. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 9(3), 25. https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.972

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)