Vantagem competitiva através do Planejamento Estratégico: avaliação de firmas brasileiras de autopeças
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.972Resumo
Este artigo procura evidenciar através de uma pesquisa quantitativa, dentro do setor de autope-ças no Brasil, o relacionamento da vantagem competitiva de firmas com envolvimento de seus membros internos na elaboração do planejamento estratégico. Foi aplicado um questionário de perguntas fechadas a respeito da percepção dos entrevistados quanto ao nível de envolvimento dos diversos níveis organizacionais nos processos ligados ao planejamento estratégico e desempenho. As dimensões foram medidas por meio da Escala Likert. Um total de 51 questionários foi preenchi-do, sendo a pesquisa ocorreu durante o ano de 2010. Foi verificada que a participação dos gestores no construto vantagem competitiva não teve significância, independentemente do tamanho da fir-ma ou da nacionalidade. Todavia houve significância na correlação entre a vantagem competitiva e participação dos funcionários no planejamento estratégico nas firmas de autopeças quando essas fornecem para o mercado de reposição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.