Empreendedorismo na informalidade: um estudo de caso no Shopping Independência de Santa Maria-RS
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1011Abstract
A pesquisa insere-se no debate sobre o empreendedorismo na informalidade, identificando o perfil socioeconômico e grau de satisfação de vendedores ambulantes que foram recentemente transfe-ridos para o novo centro de compras, denominado Shopping Independência de Santa Maria - RS. Objetivou conhecer as motivações que os levaram a iniciar um negócio informal e identificar as dificuldades encontradas para a formalização. Ainda, realizou-se um levantamento das caracte-rísticas comportamentais empreendedoras definidas por McClelland. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com questões abertas e fechadas. Após a coleta, tabularam-se os dados e a partir destes, construiu-se os gráficos e tabelas para as res-pectivas análises. Constatou-se então, que a maioria dos negócios ainda é formado por empresas informais. Apesar disso, os mesmos consideram-se pessoas empreendedoras e pretendem iniciar o processo de formalização, por considerarem a mesma como uma possibilidade de crescimento do negócio. Por outro lado, os pesquisados vêem na burocracia um considerável entrave para o início deste processo de formalização.
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