O papel do agronegócio brasileiro no seu desenvolvimento econômico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1053Abstract
A agricultura brasileira tem alcançado altos níveis de produtividade, dando ao Brasil um destaque mundial como produtor de alimentos, e contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento econômico. Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da agricultura brasileira em sua ascensão econômica. Foram coletados dados históricos sobre a economia ea agricultura brasileiras em agências oficiais (FAO e Nações Unidas). Foi delineado um modelo de referência tendo a área de cultivo, o nível de consumo de fertilizantes e investimentos de capital na agricultura como fatores preditores de produtividade agrícola. Ademais, a produtividade agrícola é analisada como fator antecedente do crescimento do PIB. O modelo foi estimado pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinário usando séries temporais de 1975 a 2010. Evidências sugerem que os fatores de produção agrícola brasileiro têm um impacto significativo na sua produtividade e, consequentemente, no crescimento do seu PIB. Além disso, o investimento de capital é considerado a variável com maior impacto sobre a produtividade agrícola no Brasil, seguido pelo consumo de fertilizantes. A área de cultivo, uma vez que não apresentou mudança drástica no período considerado, não mostrou um forte impacto sobre a produtividade.
Palavras-chave: Agronegócio. Econometria. Milagre Brasileiro. EficiênciaAgrícola. Fatores de Produção.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.