Uso da metodologia PFMEA como vantagem competitiva para a análise de melhorias em um processo experimental
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1265Abstract
A metodologia para Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) utilizada nas indústrias para investigação e estudo de falhas potenciais, contribui para a robustez do projeto e do processo antes do início da produção. Assim, a probabilidade de erros é reduzida, e os níveis de eficiência e eficácia são mais elevados com alta produtividade. Isso ocorre pela eliminação ou redução de problemas produtivos. Neste contexto, o presente estudo baseou-se na aplicação estruturada da metodologia PFMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos no Processo), associada a outras ferramentas da qualidade, com simulação de montagem de um sistema eletro pneumático. O estudo contou com o apoio de cinco graduandos no Laboratório Experimental de Produção da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Botucatu/SP.A metodologia aplicada, contribuiu para a previsão de 24 falhas potenciais e oportunidades de melhoria, investigação de suas causas, comprovando ser um padrão aplicável a qualquer processo produtivo com ganho de eficiência e eficácia. Portanto, a estratégia final foi avaliar e minimizar falhas potenciais para reduzir custos de produção e aumentar a performance do processo.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.