Escaneamento de contêineres para reduzir o tempo de desembaraço aduaneiro

Authors

  • Yuri da Cunha Ferreira
  • Antonio Carlos Kastner Olivi
  • Rodrigo Furlan de Assis
  • Luis Antonio de Santa-Eulalia Université de Sherbrooke
  • Cristiano Morini Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1283

Abstract

Uma maneira de aumentar a eficiência do desembaraço aduaneiro e garantir a segurança da cadeia de suprimentos internacionais é a utilização de equipamentos de inspeção não invasiva, como os escâneres. A utilização destes equipamentos é incipiente no país. Contudo, a tendência é a instalação de mais escâneres nos terminais portuários brasileiros. Considerando a possibilidade da aduana brasileira solicitar o escaneamento de 100% das cargas, este estudo propõe estimar os impactos operacionais dessa exigência num terminal portuário brasileiro. Esta é a originalidade desse estudo. Para tanto, faz-se uso de métodos de simulação aplicados em um estudo de caso. Os resultados apresentados demonstram que, no cenário atual, o escâner não é um gargalo operacional. Contudo, com a expansão projetada do terminal, a capacidade do escâner será ultrapassada. Com isso, regras de sequenciamento de máquina única foram aplicadas de modo a otimizar o desempenho deste equipamento. Tais heurísticas de priorização apresentaram bom desempenho, indicando que os escâneres podem trazer benefícios no tratamento de cargas prioritárias e, eventualmente, aumentar o desempenho de terminais portuários em todo o país.

Published

2015-10-28

How to Cite

Ferreira, Y. da C., Olivi, A. C. K., de Assis, R. F., de Santa-Eulalia, L. A., & Morini, C. (2015). Escaneamento de contêineres para reduzir o tempo de desembaraço aduaneiro. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 10(4). https://doi.org/10.15675/gepros.v10i4.1283

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