Proposição e aplicação de uma metodologia baseada no AHP e na ISO/IEC 25000 para apoiar a avaliação da qualidade de softwares de gestão de projetos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i2.1653Abstract
No atual cenário competitivo, as organizações tendem a buscar o aprimoramento dos fatores que influenciam na condução e no sucesso de seus projetos. O uso de um software de gestão de projetos adequado aos requisitos da equipe e do gerente de projetos contribui para o alcance de resultados satisfatórios. Nesse contexto, este estudo propõe e aplica uma metodologia para apoiar a avaliação da qualidade de softwares de gestão de projetos baseada no método AHP (Analytic Hierarchy Process) e nos critérios e subcritérios da norma ISO/IEC 25000:2014. O método AHP é utilizado para definir os pesos dos critérios e dos subcritérios adotados. A metodologia proposta foi aplicada em um caso ilustrativo para selecionar o software mais adequado aos requisitos de três tomadores de decisão. Foram avaliados os softwares Basecamp, MS Project, Service Desk e Primavera. O maior desempenho final foi alcançado pelos softwares Primavera e MS Project, que atenderam a 29 dos 30 requisitos avaliados. Entretanto, devido a algumas particularidades desses softwares, o Primavera foi selecionado.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.