Utilização do Overall Equipment Effectiveness (OEE) em células de manufatura considerando o takt time
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i3.1960Abstract
Dentre as formas de medição e melhoria da eficiência de processos industriais, destaca-se a utilização do Overall Equipment Efectiveness (OEE) também conhecido como Índice de Eficiência Global. Este indicador de eficiência caracteriza-se por considerar no cálculo os fatores: utilização do tempo disponível; o ritmo; e a qualidade do do produto. O OEE tem sido implementado largamente para o controle e melhoria de máquinas. Porém, quando o mesmo é implementado em células de manufatura, existem parâmetros que devem ser discutidos e ajustados, como qual o tempo padrão utilizar, visto que as máquinas em uma célula possuem tempos padroes diferentes. A proposta do presente artigo é utilizar o Takt time como tempo padrão no cálculo do OEE como a forma mais correta de medir a eficiência em uma célula de manufatura. Através de um estudo de caso em uma empresa metalúrgica, foi demonstrado que a forma mais adequada para medição do OEE em uma célula de manufatura é usando o takt time.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.