Proposta para disposição final dos resíduos químicos identificados nos laboratórios do Campus da Fazenda Experimental/UNIVASF
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.437Abstract
Nas últimas décadas, os efeitos da poluição ambiental estão mais evidentes e, por isso, vêm sendo foco em várias discussões. Um dos principais responsáveis pela contaminação por resíduos químicos dos rios, mares, solos e ar são as indústrias de processos químicos. O reconhecimento de que a ação do homem gera avanços tecnológicos, mas acarreta sérias deteriorações ao meio ambiente, alerta para a necessidade de que o desenvolvimento de qualquer atividade deve conter previsão sobre os possíveis danos ambientais. Portanto, espera-se também, que os centros de geração de conhecimento estejam preocupados com o consumo dos recursos naturais e com os resíduos gerados por suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apesar dos menores volumes gerados nas instituições de ensino superior, estas não devem ser consideradas menos importantes. Partindo disto, foi realizado um levantamento dos resíduos químicos gerados pelos Laboratórios da Fazenda Experimental/UNIVASF e proposto um procedimento para armazenamento e tratamento, levando em consideração seus custos, simplicidade e ampla aplicação dos vários tipos de resíduos gerados.
Palavras-chave: Química; meio ambiente; descarte.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.