Apresentação de métodos para implementação de plataformas colaborativas de Sistemas Automatizados de Produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.561Abstract
O desenvolvimento de Sistemas Automatizados de Produção envolve aspectos concernentes à integração de componentes tecnológicos existentes no mercado, dentre eles, Controladores Programáveis (CLP), manipuladores robóticos, sensores e atuadores diversos, sistemas para processamento de imagens, redes de comunicação e sistemas supervisórios colaborativos, integrados numa única aplicação. Este trabalho propõe uma plataforma automatizada de experimentação, implementada através de uma arquitetura típica de um Sistema Automatizado de Produção, que integre os componentes descritos acima, de modo a permitir que pesquisadores e alunos possam realizar atividades práticas de laboratório. Estas atividades irão complementar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos estudantes na sala de aula, melhorando, assim, a sua formação e competência profissional. Uma plataforma concebida utilizando esta estrutura genérica permitirá o trabalho dentro de um ambiente educacional, mas que retrata a maioria dos aspectos encontrados num Sistema Automatizado de Manufatura Industrial, tais como, integração tecnológica, redes de comunicação, controle de processos e gestão da produção, com possibilidade de realizar o controle e supervisão do processo automatizado completo através de conexão remota, por meio da internet (WebLab), possibilitando o compartilhamento de conhecimento entre diferentes grupos de ensino e pesquisa.
Palavras-chave: Sistema Automatizado de Produção (SAP); Robótica; Integração.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.