Insucesso na terceirização da armazenagem e transporte de carga frágil para operador logístico: um estudo de caso

Authors

  • Geraldo Cardoso Oliveira Neto Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Lúcio Tadeu Costábile Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Edilson Barros Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v8i2.620

Abstract

O objetivo geral deste artigo é analisar as possíveis causas de uma experiência mal sucedida da contratação de um operador logístico por uma grande empresa de fabricação de vidros. Os procedimentos metodológicos foram baseados na técnica de estudo de caso único. A infraestrutura de análise pautou-se nos dados colhidos de documentos de referência da empresa e entrevistas com os responsáveis pela logística. Os resultados mostraram que a estratégia da empresa de reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência logística por meio da terceirização de transporte e armazenagem, sem levar em conta a qualificação dos funcionários, as condições de acondicionamento do produto, avarias, clareza das informações, aplicação de indicadores de desempenho e multas por negligência no atendimento, redundaram em mais custos e perda de credibilidade no mercado.

Author Biographies

Geraldo Cardoso Oliveira Neto, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Possui Graduação em Administração de Empresas (2004), Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade e Especialista em Gestão de Pessoas (2006), Mestre em Engenharia de Produção (2008), Doutorando em Administração de Empresas, Doutorando em Engenharia de Produção. Atualmente é coordenador do curso de Logística, Gestão da Qualidade e Produtividade e Formação Específica em Análise Gerencial e professor de nível superior na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e instrutor no Serviço Nacional de Atividade Industrial (SENAI) SP. Tem experiência prática e teórica na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, Administração da Produção, Gestão de Pessoas e Gestão da Qualidade.

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e Avaliação de Mercado com ênfase no desenvolvimento de metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise multivariada de dados.

Lúcio Tadeu Costábile, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Mestre em Engenharia Mecânica na área de Materiais e Processos de Fabricação pela UNICAMP, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos . Atualmente é docente com tempo integral da Universidade Nove de Julho campus Vila Maria, Vergueiro, Santo Amaro e Memorial. Ministra aulas nos curso de Administração de Empresas, Logística, professor orientador de trabalho de conclusão de curso. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente no seguinte tema: planejamento estratégico.

Edilson Barros, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Experiência de 25 anos no ramos de cargas frágeis, especificamente no desenvolvimento de embalagens logísticas e visão holística do ciclo logísticono que tange a fabricação, movimentação, armazenagem, distribuição e as características que envolvem carga e descarga. Tem a formação em Superior de Tecnologia em Logística.

Published

2013-05-23

How to Cite

Oliveira Neto, G. C., Silva, D. da, Costábile, L. T., & Barros, E. (2013). Insucesso na terceirização da armazenagem e transporte de carga frágil para operador logístico: um estudo de caso. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 8(2), 95. https://doi.org/10.15675/gepros.v8i2.620

Issue

Section

Articles