Knowledge representation in expert systems aimed at agriculture
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i3.781Abstract
A partir da informação disponível no sistema de avaliação da relação de uso e manejo das terras de D’Agostini e Schlindwein (1998), foi desenvolvido um sistema especialista baseado em regras, cujo conhecimento foi representado de forma hierárquica. A representação hierárquica é indicada para sistemas especialistas da categoria de interpretação e que lidam com classificação, podendo ser utilizada em sistemas de determina- ção dos usos da terra, tais como o norte-americano e o brasileiro. A introspecção facilita o desenvolvimento nos estágios iniciais de um sistema especialista, nos casos em que informações para a definição dos estados estão presente nos próprios sistemas de classificação, como é o caso do sistema de avaliação de D’Agostini e Schlindwein (1998). Conceitos da Programação Orientada a Objetos são aplicados no desenvolvimento do sistema. Palavras-chave: Inteligência artificial; Representação do conhecimento; Classificação das terras; Interpreta- ção; Sustentabilidade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.