Balanceamento de montagens integrando o método CPM à simulação
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v32i4.958Abstract
A manufatura enxuta é baseada na filosofia de reduzir o desperdício, isto é, produzir o modelo correto, no momento, quantidade e qualidade corretos. A manufatura clássica explora ao máximo a utilização das máquinas e postos de trabalho. Os resultados são maiores quantidades de peças em processo para justificar o tempo de preparação da máquina ou posto gargalos. Planejar requer maior entendimento sobre o impacto de cada atividade nos resultados. O método CPM possibilita explorar as relações das atividades com o lead-time – L.T. Este artigo apresenta a manufatura enxuta com o uso do método CPM (Critical Path Method) para obter melhor lead-time. A principal contribuição deste trabalho foi reduzir 50% do inventário em processo e aumentar em 155% a produção de peças. A pesquisa objetivou estudar a produção de produtos com demanda variável a fim de aumentar a capacidade utilizando a técnica do caminho crítico para explorar as relações do processo com os recursos humanos e o método de trabalho com diferentes tamanhos de lote. Foram analisadas diferentes quantidades de lote e traba-lhador para atender a demanda atual e futura. A proposta de utilização do método CPM foi avaliada através de simulações computacionais com dados reais de montagem de bombas de alta pressão.
Palavras-chave: Balanceamento. Produção Enxuta. Método CPM. Simulação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.