Implantação de metodologia de análise do valor agregado em uma indústria metalúrgica de produtos sob encomenda
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1178Resumo
Este trabalho aborda a implantação de uma metodologia de análise do valor agregado em um posto de trabalho onde são processadas chapas de aço através de operações por oxicorte numa máquina CNC (comando numérico computadorizado). O método utilizado baseou-se num estudo de caso, seguido da pesquisa descritiva por meio da observação e registro dos movimentos do trabalho. Para esta finalidade foram definidos todos os movimentos e tarefas dos operadores e da máquina, sendo classificados segundo os conceitos adotados por Ohno (2002). As respectivas cronoanálises ocorreram no período de março a junho de 2010 e posteriormente foram realizadas melhorias em todo o posto de trabalho, possibilitando eliminação e redução de perdas, aumento significativo do valor agregado e aumento de ocupação da máquina. Através deste estudo de caso foi possível constatar que os entendimentos de Ohno (2002) sobre valor agregado desenvolvido para uma indústria automobilística manufaturando um produto padrão, são perfeitamente aplicáveis a uma empresa que trabalha com um sistema de produção sob projeto e que não manufatura produtos padronizados.
Palavras-chave: Sistema Toyota de Produção. Trabalho com Valor Agregado. Cronoanálises de Processos. Melhoria de Processos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.