A busca da competitividade pela formação de rede de empresas: um estudo na Central Mais Supermercados
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.118Resumo
A formação de redes de empresas representa importante estratégia interempresarial, para a promoção do desenvolvimento e de vantagens competitivas. A globalização da economia e seus efeitos, principalmente relacionados com os avanços da tecnologia e a concorrência acirrada, impõem às empresas a necessidade de buscar inovações e novos métodos de administração. Acredita-se que a temática do estudo é relevante, pois se trata de um assunto ainda recente, necessitando assim, de conhecimento mais profundo, por parte do universo acadêmico e empresarial. O estudo buscou aprofundar o conhecimento teórico, através de uma análise crítica, diagnosticando a percepção dos empresários quanto aos resultados alcançados após integrarem uma rede de empresas. Como método de estudo, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, composta de pesquisa bibliográfica e de campo. O estudo permitiu identificar e analisar as principais vantagens, satisfações e insatisfações junto ao desenvolvimento das atividades operacionais da Central Mais Supermercado, localizada em Santa Maria (RS). Este artigo ressalta a importância da formação de Redes de Empresas, como estratégia de competitividade, sobrevivência e alternativa, para que as empresas do ramo supermercadista possam cumprir o seu papel econômico e social, buscando redução de custos e oferecendo serviços e produtos com qualidade, proporcionando a conquista da clientela. Palaras-chave: Rede de Empresas; Competitividade; Estratégia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.