Monitoramento da qualidade do processo de manutenção de extintores
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i3.1437Resumo
O Controle Estatístico do Processo (CEP) contém uma coleção de ferramentas estatísticas com o objetivo de acompanhar os processos e serve de grande auxílio para a redução da variabilidade. Por isso, este trabalho apresenta a aplicação de algumas das ferramentas propostas pelo CEP em uma empresa de extintores. Mais especificamente, foi avaliada a quantidade e quais eram os defeitos mais frequentes no processo de manutenção de extintores. Com a avaliação dos defeitos encontrados, foi identificado que o excesso de carga dos extintores de pó químico de um quilo e de classificação de pó BC gerava prejuízo à empresa. Além disso, foi verificado que o processo não era capaz de atingir os limites especificados pelo proprietário, através do estudo das razões da capacidade do processo. Vale ressaltar que, para desenvolver o trabalho foi utilizado o software livre R, não gerando custos adicionais à empresa. Nesse artigo são apresentadas as rotinas do software para execução dos gráficos, os problemas encontrados durante a avaliação do processo da empresa e a correção dos processos inadequados.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.