Utilização de redes de Petri na análise formal do trabalho multifuncional em linhas de produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.158Resumo
A mão-de-obra multifuncional é um elemento recorrente em empresas submetidas a ambientes de produção dinâmicos. A necessidade de adequar-se à flexibilidade produtiva, exige a presença de operadores polivalentes, capazes de executar uma variedade maior de operações. Estudos mais aprofundados dos efeitos do trabalho multifuncional, em sistemas de produção por métodos quantitativos, não existem ou são pouco precisos. Sabese, no entanto, que a modelagem do comportamento polivalente por ferramentas de modelagem e simulação convencionais é bastante complexa, exigindo novas abordagens. A eficácia das redes de Petri na modelagem de linhas de produção, é comprovada pela bibliografia recente, tanto pela capacidade de visualização gráfica quanto pela análise formal. O objetivo deste trabalho é aplicar o formalismo de redes de Petri na análise de linhas de produção com trabalho multifuncional. Inicialmente, um modelo de posto de trabalho foi obtido e analisado. Em seguida, estudou-se o fluxo produtivo entre os postos de trabalho. Pelo formalismo das redes de Petri, obteve-se uma equação para o estoque intermediário mínimo (κ). A obtenção de κ tem efeito fundamental no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, como a mão-de-obra multifuncional, para se atingir maiores níveis de produtividade. Palavras-chave: Trabalho Multifuncional; Modelagem; Redes de Petri.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.