Avaliação de risco quantitativa como uma ferramenta para a caracterização da segurança microbiológica de alimento.
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.167Resumo
A identificação de perigo é um processo muito conhecido pelas indústrias alimentícias e a sua adequada implementação e execução permite uma maior eficiência na segurança alimentar. Algumas metodologias e ferramentas correntes têm sido desenvolvidas para auxiliar neste processo; entre elas, destaca-se a Avaliação de Riscos. Este artigo tem por objetivo descrever detalhes sobre avaliação de riscos e sua incorporação no processo de identificação de perigos microbiológicos. Como estudo de caso usou-se leite pasteurizado tipo “C”, produzido no Brasil. Para este propósito, utilizaram-se três bases de dados: 1) propriedades do alimento estudado; 2) as características do produto elaborado e 3) as características dos microrganismos. As bases de dados foram confrontadas e os resultados foram analisados pelo Shell Netica, para quantificar os valores referentes aos níveis de perigos dos microrganismos. De todos os microrganismos, somente dois foram classificados como de alto risco; três foram considerados de risco moderado e os demais, de baixo risco. Deste modo, o presente estudo oferece subsídios aos gerentes de risco para determinar as prioridades de ações, no processamento dos alimentos, de acordo com a classificação dos microrganismos encontrados. Palavras- chave: Avaliação de riscos, segurança alimentar, leite.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.