O papel da tecnologia da informação na condução do planejamento e controle da produção: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.214Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, realizada em uma empresa de manufatura de grande porte, com o objetivo de entender as influências da Tecnologia da Informação (TI) nas atividades de planejamento, programação e controle da produção. A pesquisa mostra que com a evolução dos sistemas de informação de sistemas isolados para sistemas integrados, as atividades relacionadas ao planejamento, programação e controle da produção, também foram influenciadas, apresentando novos aplicativos computacionais para integrar as informações industriais e para buscar melhor eficiência operacional. Quatro resultados principais foram alcançados: i) a TI melhora a eficiência das operações de planejamento, programação e controle da produção, por meio de sistemas de informação corporativos; ii) a TI melhora as comunicações dos dados industriais, apoiando a integração computacional, desde a coleta de dados até os planos de produção; iii) a TI facilita as tomadas de decisões gerenciais por meio da disponibilização de informações adequadas para estimativas de mercado e gerenciamento de riscos de mercados; iv) e a TI apoia a inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Palavras-chave: Sistemas de Informação Industrial; Tecnologia da Informação; Sistema Integrado da Manufatura; Planejamento e Controle da Produção; MRP.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.