Seis Sigma: uma metodologia inovadora ou uma nova embalagem para a Melhoria Contínua?
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i3.357Resumo
O debate sobre a originalidade do Seis Sigma (SS), com relação à Melhoria Contínua (MC), tem suscitado opiniões controversas entre os acadêmicos. MC e SS são dois processos empresariais voltados à área da gestão da qualidade, enraízados numa diretriz básica comum: incrementar a satisfação do consumidor. Este artigo objetiva avaliar, sob um olhar sistemático e crítico, se o SS é de fato uma metodologia inovadora ou se não passa de uma nova vestimenta para a MC. A metodologia utilizada aponta elementos de contraponto entre MC e SS, que são oriundos da recuperação das motivações e dos interesses, da análise da evolução do conteúdo e da consideração sobre a dinâmica de transformação do fenômeno TQM, pano de fundo de ambos os processos. Conclui-se que o SS representa, apesar de seus objetivos semelhantes aos da MC, um processo diferente, na medida em que é mais bem alinhado à estratégia da empresa, provê melhor suporte às equipes, além de adotar um mecanismo operacional na forma de equipes de elite e projetos de implantação de melhor grau de suporte e instrumentalização, para o alcance da eficácia dos objetivos traçados.
Palavras-chave: Melhoria Contínua; Seis Sigma; Gestão da Qualidade.
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