Desenvolvimento sustentável e lucratividade como fatores de contribuição para a sobrevivência das organizações: uma abordagem a partir da análise do relatório anual da empresa Natura Cosméticos S.A
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.466Resumo
Os problemas ambientais se tornaram temas de discussões nos meios científicos, acadêmicos e populares, pressionando aqueles que podem ser considerados os principais causadores: o governo, nos aspectos políticos e econômicos, e o principal, o empresariado. Neste aspecto, este artigo tem como objetivo demonstrar que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com o sustentável, por meio da implantação da contabilidade de gestão ambiental, contribuindo para maior controle da redução dos gastos dos recursos renováveis e da emissão de poluentes. Para a realização dessa pesquisa foi desenvolvida uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa exploratória para analise da redução dos impactos ambientais entre os anos de 2004, 2005 e 2006, tendo como base o relatório anual da Natura Cosméticos S.A, do ano de 2006. Como resultado, verifica-se que é possível conciliar sustentabilidade com a lucratividade, sendo necessário um comprometimento da empresa em investir em sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento e maior competitividade dela. Palavras-chave: Gestão Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Relatório Global Reporting Intiative (GRI).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.