Práticas inovadoras de ensino: uso de brinquedos no ensino de algoritmos

Carlos Henrique Correia, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


A habilidade de construir algoritmos e estruturas de dados é essencial para a programação de computadores.
Entretanto, os alunos apresentam dificuldades de compreensão e manipulação destes conceitos abstratos. O uso
corpo na aprendizagem, especialmente na forma de jogos e brinquedos, potencializa a aprendizagem, aumentando
a compreensão por parte dos alunos, de conceitos abstratos. O uso de brinquedos de montar – “Lego”
– no ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, permitiu uma melhor assimilação, por parte dos alunos, dos
conceitos fundamentais de programação, aumentando o interesse e o envolvimento dos alunos na disciplina.

Palavras-chave: Ensino de algoritmos; Práticas inovadoras de ensino; Estilos de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.129

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