Capital intelectual: um estudo de caso numa empresa de jornalismo

Lucyanno Moreira Cardoso de Holanda, Joel Freire Silva Filho, Ricardo Campos da Rocha

Resumo


Vivemos em uma sociedade informacional, onde o maior fator de produtividade é a capacidade das pessoas
e das empresas de gerar, processar e transformar informações e conhecimentos em ativos econômicos. Para se
ter conhecimento potencializado e contínuo nas organizações, Karl Erik Sveiby enfatiza que é necessário ter
três estruturas: a interna, externa e as competências dos funcionários, além estabelecer estratégias coerentes
voltadas sempre para o conhecimento e não para a informação. Dentro dessa perspectiva, o presente artigo tem
por objetivo, fazer uma verificação dos ativos intangíveis de uma empresa de jornalismo situada em Campina
Grande – PB, com base no modelo proposto por Sveiby (1998). O estudo caracteriza-se como exploratório, com
a utilização de técnicas qualitativas para coleta e análise dos dados. Os resultados obtidos apontam que na
empresa em estudo, não existe atualmente implementada uma política sistemática voltada especificamente aos
ativos intangíveis.

Palavras-chave: Capital Intelectual; Gestão do Conhecimento; Ativos Intangíveis; Produção de Serviços.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.134

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