O Uso da RFID em Sistemas Hospitalares: Uma Análise de Periódicos Internacionais

Isabela Maria Monteiro Viera, Emerson Cleister Lima Muniz, Camille Juliane Santos, Helber Bittencourt de Jesus Oliveira, Larissa Carvalho Gois Souza

Resumo


O fluxo de pessoas, materiais e equipamentos em hospitais é alto, fazendo com que sua gestão seja uma tarefa complexa, pois deve-se zelar pela vida e segurança dos pacientes. Para tanto, um conjunto de novas tecnologias é inserido no mercado, como o sistema de identificação por radiofrequência - RFID - Radio Frequency Identification. Este sistema visa facilitar o gerenciamento de informações através do rastreamento de equipes médicas, pacientes, medicamentos e equipamentos. Assim, este artigo objetiva mapear os principais benefícios e implicações gerados nos sistemas hospitalares em decorrência do uso desta tecnologia. O trabalho embasou-se em uma pesquisa bibliográfica em bases de dados internacionais que permitiu a construção de uma síntese das principais informações obtidas com a aplicação desta tecnologia. Com a análise, conclui-se que a RFID tem capacidade de proporcionar benefícios significativos em sistemas hospitalares quanto ao gerenciamento de materiais, equipamentos e pessoas, e a sua implantação auxilia o processo de tomada de decisão destes ambientes. Em complemento, destaca-se também a possibilidade de uso da RFID em sistemas distintos da logística.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEPROS

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122