Proposta de Instrumento de Coleta de Dados para Aferir o Nível de Maturidade dos Processos e da Estrutura Organizacional

Erico Aurelio Abreu Cardozo, Helio Zanquetto Filho, Marcos Paulo Valadares de Oliveira

Resumo


O artigo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do campo de pesquisa relativo à maturidade dos processos e da estrutura organizacional por meio da validação conceitual e de confiabilidade do instrumento de pesquisa utilizado realizado. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram identificados e conceitualizados os construtos de primeira ordem que compõem estes dois construtos, tomados como de segunda ordem. A partir de dados coletados por meio de aplicação de pesquisa do tipo survey, com 63 respostas válidas, realizou-se a validação empírica do instrumento de pesquisa utilizado com base em testes estatísticos. Como resultado dos testes de confiabilidade empírica executados, os construtos de primeira ordem definidos conceitualmente para maturidade de processos foram confirmados – são eles: desenho de processo, executores de processos, proprietário de processo, infraestrutura e indicadores de desempenho de processos. Da mesma forma, os construtos de primeira ordem definidos conceitualmente para maturidade da estrutura foram confirmados – são eles: liderança, cultura, expertise e governança.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v14i2.2226

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista GEPROS

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122