MERCADO VIRTUAL - JOGO DE EMPRESA VOLTADO AO ENSINO EM ENGENHARIA

José de Souza Rodrigues, Fernando Antonio Crepaldi, Dorival Ferreira, Jair Wagner de Souza Manfrinato, Kátia Lívia Zambon

Resumo


Os jogos de empresas exigem visão integrada e multidisciplinar de seus usuários. Isto os torna
importantes para o processo ensino aprendizagem, bem como para atividades como treinamento
empresarial. Aqui são apresentadas as diretrizes gerais utilizadas para a elaboração de
um modelo, abordando conhecimentos agregados, os quais podem ser amplamente explorados
por professores ou instrutores como estratégia tanto de aquisição como de consolidação de técnicas
e conhecimento. Entre estes conhecimentos pode-se destacar economia (estudos exploratórios
sobre teoria de mercado, teoria da firma, oferta e demanda, curva de possibilidade de
produção, característica de mercado...), contabilidade (princípios básicos de contabilidade, balanço
e demonstração de resultados, avaliação de empresas), análise de investimento (dimensionamento
da planta, estudo de viabilidade econômica, pay back), gestão da produção (dimensionamento
e uso da capacidade instalada), custos (diretos e indiretos, variável e fixo, ponto de
equilíbrio).

Palavras-Chave: jogo de empresa; mercado; empreendedorismo; gestão organizacional.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.23

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