Um modelo computacional de redução do uso de copos plásticos em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i3.2581Palavras-chave:
Resíduos plásticos, Dinâmica de Sistemas, Impacto ambiental.Resumo
A crescente geração de resíduos plásticos alerta o consumidor sobre a importância do consumo consciente e seu descarte correto, considerando os impactos que eles causam sobre o meio ambiente, devido ao tempo que levam para degradar-se. Considerando que o objetivo de qualquer iniciativa de conscientização ambiental abrange a comunidade, as Instituições de Ensino Superior (IES) tem a responsabilidade de estimular posturas individuais e coletivas, através de políticas institucionais, no sentido de colaborar para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Aliado a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de se reduzir a geração de resíduos plásticos, está a necessidade de se reduzir custos devido aos constantes cortes de recursos que as IES vem sofrendo anualmente. Tendo em vista que em uma IES da região central do estado do Rio Grande do Sul o total de recursos contingenciados de 2014 à 2017, foi de cerca de R$ 152 milhões, este estudo buscou demonstrar a viabilidade econômica de se extinguira compra de copos plásticos, através da substituição por canecas de cerâmica, desta IES, com a finalidade tanto de redução de gastos, quanto de uso de copos plásticos. Para atender ao objetivo, foi realizada uma pesquisa baseada na dinâmica de sistemas, através do desenvolvimento de um modelo computacional, tendo por objeto de análise uma IES da região central do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram que o objetivo do estudo foi cumprido, na medida em que foi desenvolvido o Modelo que demonstra a quantidade de copos plásticos de café (50 ml) e água (200 ml) utilizados em uma IES e seus impactos no caso da substituição por canecas de cerâmica.
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