Análise comparativa entre a teoria e prática de ensino em graduação em Engenharia de Produção

Autores

  • Abraão Freires Saraiva Júnior Universidade de São Paulo
  • Reinaldo Pacheco da Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.393

Resumo

Este trabalho objetiva analisar comparativamente o planejamento e a execução de uma disciplina de graduação em Engenharia de Produção, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em relação às proposições teóricas sobre ensino em engenharia. Enfatizando o plano e os métodos de ensino utilizados pelo professor na disciplina Economia de Empresas, o estudo é desenvolvido, a partir da análise do plano da disciplina, do acompanhamento presencial da execução das aulas e da aplicação de um questionário, junto aos alunos que cursaram a disciplina, durante o primeiro semestre do período letivo de 2008. Como resultado, verificou-se que o plano de ensino não apresentava objetivos voltados para a aprendizagem dos alunos, mas, sim, exclusivamente para o conteúdo. Além disso, verificou-se que a técnica de desenvolvimento da aprendizagem mais utilizada foi o estudo de caso. O trabalho conclui que ainda existem falhas na compreensão de professores e alunos, quanto a questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e aponta a necessidade de ações de conscientização neste sentido.

Palavras-chave: Planejamento e execução de disciplina; Graduação em Engenharia de Produção; Melhoria do ensino.

Biografia do Autor

Abraão Freires Saraiva Júnior, Universidade de São Paulo

Formado MAGNA CUM LAUDE em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (2007), instituição onde realizou pesquisa no Grupo de Engenharia Econômica GEE. É autor de artigos nas áreas de gestão de custos, mix de produtos e educação em engenharia.  Atualmente é mestrando em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando no grupo de pesquisa em Economia da Produção e Engenharia Financeira.

Downloads

Publicado

2012-03-04

Como Citar

Júnior, A. F. S., & Costa, R. P. da. (2012). Análise comparativa entre a teoria e prática de ensino em graduação em Engenharia de Produção. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (3), 169. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.393

Edição

Seção

Artigos