Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior

Autores

  • Otávio J. Oliveira
  • Euriane Cristina Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.473

Resumo

O ensino superior nos países em desenvolvimento tem graves problemas de qualidade. Para alterar este cenário é necessário investir em sistemas e ferramentas da qualidade para a sua melhoria. A escala SERVQUAL é uma dessas alternativas. Ela é utilizada para medir o gap entre as expectativas e a percepção da qualidade de serviços, possibilitando o estabelecimento de planos de ação. O objetivo deste trabalho é propor uma adaptação da escala SERVQUAL genérica para o setor de serviços de ensino superior e apresentar os principais resultados de sua aplicação em estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Trinta e oito questionários foram aplicados para medir a percepção em alunos entrantes e vinte e oito para medir as expectativas nos alunos concluintes. Palavras-chave: SERVQUAL, Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Como Citar

Oliveira, O. J., & Ferreira, E. C. (2008). Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 3(3), 133. https://doi.org/10.15675/gepros.v3i3.473

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)