Análise da relação entre eficiência da produção, complexidade do produto e mercado dedestino: estudo de caso de uma empresa multinacional exportadora de bens de capital

Pedro Carlos Oprime, Mario Orestes Aguirre González, José Carlos de Toledo Toledo

Resumo



O objetivo deste artigo foi analisar o efeito do mercado de destino e a complexidade do produto sobre a eficiên- cia da produção por meio de um estudo em uma empresa de bens de capital, localizada no estado de São Paulo. Durante doze meses, no ano de 2005, nove projetos desenvolvidos e manufaturados pela empresa foram mo- nitorados e coletados os dados, de acordo com um projeto de experimento fatorial de duas variáveis indepen- dentes: mercado-alvo e complexidade do produto, e duas variáveis dependentes, que mediram a eficiência pro- dutiva da empresa: horas de produção acima das metas dos projetos e as horas-homens gastas em retrabalhos durante a fabricação dos equipamentos. Os resultados mostraram que os produtos direcionados ao mercado externo, norte-americano e europeu, receberam tratamentos diferenciados, extrapolando-se as metas de custo do projeto. Outro fator estatisticamente significativo foi que os produtos de alta complexidade e destinados ao mercado externo, norte-americano e europeu, apresentaram erros de previsão de custos (subestimados). Por outro lado, produtos de baixa complexidade, destinados ao mercado interno, apresentaram erros de previsão de custos (super estimados). Conclui-se, para a empresa estudada, que um produto com maior complexidade e que tem como destino um mercado exigente (norte-americano e europeu) impacta a uma baixa eficiência de produção. Palavras-chave: Qualidade; Produto; Eficiência; Produção, Bens de capital.

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DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v1i1.732

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