Indicadores de desempenho da função manutenção: um enfoque em aciarias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v7i3.814Resumo
Este artigo tem o propósito de mostrar a importância da utilização dos indicadores de desempenho da função manutenção, com o objetivo de avaliar a eficácia das tarefas da função manutenção, e fundamentalmente demonstrar que os indicadores de desempenho não são definidos isoladamente, mas devem ser o resultado de uma cuidadosa análise das interações da função manutenção com a função produção (operações e processos), evidentemente com outras funções organizacionais. Para tanto, foi utilizado um procedimento metodológico combinando dois distintos tipos de técnicas de coleta de dados, sendo eles: a pesquisa bibliográfica e trabalho de campo realizado em aciarias instaladas em três usinas siderúrgicas integradas localizadas na Região Sudeste do Brasil (a análise do estudo de múltiplos casos), através do envio de um questionário composto por perguntas fechadas, com o propósito de obter informações dos gestores sobre os indicadores de desempenho da função manutenção. Neste artigo são propostos dois quadros conceituais, inicialmente um para orientar a implantação de um sistema de indicadores da manutenção e outro que fornece diretrizes para a escolha de indicadores de desempenho da função manutenção e destina-se alinhar os objetivos da manutenção com a produção, tarefas da função manutenção/políticas da função manutenção. Com base nestes quadros conceituais, cada categoria de indicadores de desempenho da função manutenção são identificadas.
Palavras-chave: Gestão; Operações; Siderurgia.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.