Aplicando DEA para simplificar a avaliação de desempenho de programas de pós-graduação: um estudo com Programas de Engenharia Mecânica e Produção, 2001-2003
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.133Resumo
Apresenta-se uma aplicação da metodologia DEA (Data Envelopment Analysis – Análise de Envoltória de dados) à avaliação de programas de pós-graduação, para simplificar a etapa quantitativa do processo. Aplica-se um modelo CCR, orientado a produto com Região de Garantia, que implementa restrição aos pesos para os produtos, em dois estágios, com dois produtos (outputs), titulados e produção científica e um insumo (input), docentes, utilizando dados de programas de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados sugerem que Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção são grupos distintos. A análise em dois estágios mostrou-se útil em identificar programas “outstandings”, que podem ser relacionados para nota 6 ou 7, para identificar os potenciais programas para nota 5, assim como para relacionar os “benchmarks” para melhoria contínua dos programas com desempenho inferior. A análise de correlação de Pearson entre escores e notas resultou em valores estatisticamente significantes (0,01) de 0,630 para o conjunto dos programas e de 0,857 para Engenharia Mecânica. Como principal conclusão, os resultados sugerem que a adoção de DEA, com a formulação adotada, produz uma simplificação da parte quantitativa da avaliação atual. Palavras-chave: DEA, Análise de Envoltória de Dados, Desempenho em Educação.Downloads
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