Modelagem e previsão da taxa de ocupação hospitalar por meio de equações simultâneas: uma ferramenta de gestão
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.156Resumo
Pela reconhecida importância do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM, referência na região central do Estado do Rio Grande do Sul, quando se fala de Saúde Pública e pela carência de métodos científicos que viabilizem um melhor gerenciamento, resolve-se contribuir com a utilização de modelos estatísticos de previsão, como uma ferramenta auxiliar na mudança deste quadro. Neste estudo, são utilizados dados reais do HUSM, coletados mensalmente no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2005, buscando-se previsões da taxa de ocupação hospitalar (TOH), nos três setores de ingresso do hospital, que são: Hospital Geral (HG), Pronto Atendimento (PA) e Unidade Psiquiátrica (UP). A metodologia utilizada é de modelos de Equações Simultâneas, com estimador de Mínimos Quadrados de Dois Estágios (MQ2E), no qual as variáveis consideradas endógenas são a TOH, nos três setores e as pré-determinadas são a Média de Permanência (MPe), Índice de Renovação (IR) e Índice de Intervalo de Substituição (IIS). Lançando mão das previsões, os gestores podem melhor organizar- se para atender um maior número de pacientes, assim como diminuir os custos do hospital, aumentando a produtividade do sistema. Palavras-chave: Modelo Equações Simultâneas; Previsão e Planejamento a curto Prazo; Saúde Pública.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.