Geração de subsídios para a tomada de decisão na cadeia produtiva da bovinocultura do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i3.168Resumo
Nesta pesquisa, buscou-se gerar subsídios estatísticos para uma política de incentivo à criação de bovinos no Brasil e, a partir desses, inserir a produção de bovinos num sistema de gerenciamento da qualidade, o ciclo PDCA. Para isso, utilizaram-se algumas técnicas da análise multivariada, tais como Análise de Agrupamentos, que possibilitou a reunião de categorias de bovinos similares, levando-se em consideração a sua produção e, ainda, a verificação das oscilações ocorridas no período de 1997 a 2000. A Análise Fatorial possibilitou identificar os Estados que se destacaram nacionalmente, no decorrer deste período, bem como as características regionais, ou seja, a categoria de bovino predominante em cada região. Tendo identificado os Estados que se destacaram nacionalmente, foi realizada a monitoração do preço do boi gordo nestes Estados, mediante a metodologia de séries temporais, realizando, assim, previsões de seus valores futuros. A partir da identificação dos Estados e da monitoração dos mesmos, inseriu-se a bovinocultura nacional no ciclo PDCA, sendo que as etapas utilizadas para desenvolver esta pesquisa compõem as etapas do ciclo. Palavras-chave: Bovinocultura; Técnicas multivariadas; Monitoração; Ciclo PDCA; Produção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.