Importância da avaliação do ciclo de vida na análise de produtos: possíveis aplicações na construção civil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.882Resumo
Atualmente, muito se tem discutido sobre o reaproveitamento de resíduos em novos materiais de construção e uma infinidade de pesquisas vem sendo desenvolvidas, com base neste objetivo. Porém, antes que estes produtos possam ser chamados de “sustentáveis” e que efetivamente um sistema de reciclagem seja implantado, é imprescindível que se compreendam todos os aspectos envolvidos nesta ação e, principalmente, quais os reais ganhos para o setor produtivo e principalmente, para o meio ambiente, se isto ocorrer. Para que se possa obter um quadro geral de todos os aspectos ambientais e impactos potenciais associados a estes produtos, durante seu ciclo de vida completo, a metodologia mais adequada é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é estabelecer um panorama atual dos estudos de ACV, seu histórico, importância, normas, metodologia empregada e aplicações vinculadas à construção civil. Espera-se, assim, que se possa obter um cenário mais completo das influências da realização de um estudo de ACV, bem como estabelecer uma contribuição para a avaliação dos produtos e processos específicos da construção civil, divulgando a importância do uso desta ferramenta no setor.
Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vida; Sustentabilidade; Construção civil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.