Redes de inovação: mapeamento de inventores de patentes em uma empresa do setor de cosméticos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1145Abstract
Este artigo tem o objetivo de identificar padrões na organização da rede de inovação, através de mapeamentos de redes de inventores de uma empresa de cosméticos, além de identificar formas de promover a capacidade de inovação por meio da interconectividade. A execução da pesquisa foi realizada por meio de métodos de estudo de casos, e, para isso, foram feitos mapeamentos de inventores, com base nos registros de patentes pesquisados previamente, levando-se em consideração o vínculo (interno ou externo) com a empresa de cada inventor e também a quantidade de citações da patente. Foi identificada maior hierarquia nas redes com a presença de colaboradores externos à empresa, bem como um possível maior teor tecnológico, já que a quantidade de citações foi superior às de outras redes. Verifica-se, por fim, que um mapeamento de inventores (apesar de patente não ser o único fator de medida de inovação) pode identificar características importantes para auxiliar uma melhor gestão da inovação.
Palavras-chave: Inovação. Redes de Inovação. Análise de Redes.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.