Características empreendedoras associadas ao desempenho de micro, pequenas e médias EBTs do setor de TIC em Ribeirão Preto
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v12i4.1751Abstract
A importância do empreendedorismo em uma sociedade é amplamente conhecida devido à sua influência no crescimento e desenvolvimento dos países. Empresas de Base Tecnológica, como as do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, são uma importante fonte de novos empregos e fornecem um estímulo crucial para as economias nacionais. Para essas empresas, crescimento rápido é geralmente uma indicação de ampla aceitação de seus produtos ou serviços no mercado. No entanto, mesmo após vários anos de funcionamento, muitas EBTs ainda têm dificuldades em melhorar seus desempenhos. Nesse contexto, esse artigo tem por objetivo avaliar as características empreendedoras de proprietários-gerentes de seis micro, pequenas e médias empresas do setor de TIC na cidade de Ribeirão Preto – SP, buscando traçar um paralelo com o desempenho de seus negócios. A partir dos questionários aplicados, verificou-se a existência de traços empreendedores em maior escala entre os empresários mais bem-sucedidos, reafirmando, para esses casos, os indícios literários que preconizam ser este um importante fator para um melhor desempenho das organizações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.