A ergonomia e aplicação do Diagnóstico Curto em uma olaria da cidade de Itacoatiara/AM
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v13i4.1998Abstract
Este trabalho trata da aplicação do diagnóstico curto como ferramenta para o levantamento dos aspectos ergonômicos e organizacionais em uma olaria da cidade de Itacoatiara/AM. Quanto à abordagem do problema, o estudo caracteriza-se como qualitativo e exploratório com relação aos objetivos. No que concerne ao procedimento técnico, o estudo adotou a pesquisa-ação. A amostragem foi de caráter não probabilística intencional utilizando as seguintes técnicas de pesquisa: (1) documentação indireta; (2) observação direta intensiva; e (3) observação direta extensiva. Entre os principais resultados temos a elaboração de um diagnóstico em curto prazo (oito dias); identificação de pontos de melhoria relacionados aos aspectos produtivos; reconhecimento de aspectos ergonômicos voltados para questões ambientais e das atividades dos operadores de produção. A relevância do estudo reside em uma metodologia voltada para a ação, onde sua aplicação demanda um curto prazo de tempo e proporciona identificar demandas organizacionais e ergonômicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.