Envolvimento de fornecedores em atividades de Desenvolvimento de Produtos de montadoras de motores para automóveis
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.866Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar e discutir formas de envolvimento de fornecedores em atividades de Desenvolvimento de Produtos (DP) de montadoras do setor automobilístico brasileiro. Para isso, são realizados estudos de caso em três montadoras de motores para automóveis e em seis fornecedores. As montadoras de motores para automóveis precisam coordenar e executar amplo conjunto de atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos e de processos, grande parte delas realizadas por seus fornecedores. Considerando que estes fornecedores atendem às várias montadoras e possuem diferentes capacidades tecnológicas, os resultados indicam que fornecedores com capacidades tecnológicas fortes tendem a assumir a responsabilidade pelos componentes fornecidos, enquanto os fornecedores, com capacidades tecnológicas mais fracas, são induzidos pelas montadoras a desenvolver capacidade tecnológica, pelo menos no que tange aos processos de fabricação. Existem, ainda, fornecedores que recebem das montadoras todo know-how necessário ao desenvolvimento e produção dos componentes.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Produtos; Estratégia Tecnológica; Indústria Automotiva; Motores para Automóveis.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.