Dificuldades operacionais causadas pela falta de alinhamento dos sistemas ERP com os processos de negócio: múltiplos estudos de casos em concessionárias de veículos
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.139Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as dificuldades operacionais, causadas pela falta de alinhamento dos sistemas ERP, com os processos de negócio, feito com gestores e outras fontes de evidências, de um tipo particular de organização, as concessionárias de veículos no Brasil. A metodologia escolhida foi a de múltiplos estudos de casos. As concessionárias de veículos foram selecionadas, em função do seu porte, do relacionamento com outras concessionárias, das marcas que representam, dos sistemas de gestão que utilizam, do segmento a que pertencem e da região onde atuam. Os sistemas informatizados de gestão são responsáveis pela automação de tarefas e deveriam contribuir para a maior produtividade e flexibilidade dos processos. No entanto, são sub-utilizados, gerando controles paralelos, que prejudicam o fluxo de informações para a análise de desempenho e para a tomada de decisão. As deficiências nos sistemas informatizados e os processos mal definidos fazem com que grande parte do trabalho administrativo seja formada de controles, conferências, redigitações, conciliações, tratamentos de erros e retrabalhos. Essas deficiências são agravadas pelo treinamento insuficiente ou inadequado e da não utilização de manuais de organização. Palavras-chave: Sistemas ERP; Processos de Negócio; Difuculdades operacionais; Concessionárias de Veículos.Downloads
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