Proposição de um modelo de gestão para coordenação da qualidade na cadeia de produção do leite
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i3.779Resumo
Este artigo apresenta um modelo de gestão para coordenação da qualidade na cadeia de produção do leite, o qual aborda a gestão de informações sobre a qualidade do produto e as práticas de gestão da qualidade, a identificação de problemas de qualidade, a elaboração de planos de melhoria e o acompanhamento de indica- dores de desempenho da cadeia. O modelo deve ser adequado para implantação em cada cadeia específica de produção e distribuição do leite, devendo ser gerenciado por um agente coordenador, representativo e aceito pelos agentes da cadeia. Foi desenvolvido, a partir de referencial teórico das áreas de gestão da qualidade e de cadeias de produção e de dados levantados em estudo de casos, realizados em empresas representativas da cadeia do leite. O modelo está estruturado na forma de um sistema de gestão, constituído por módulos e atividades e segue a lógica de gestão do ciclo PDCA de controle e melhoria. Palavras-chave: Gestão da qualidade; Cadeia do leite; Coordenação da qualidade em cadeias de produção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.